Barra de Pesquisa
Programação Ativa
Clima em Catalão, GO

Carregando clima...

(Foto: Governo de Goiás)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançou, nesta terça-feira,9, a campanha Setembro Amarelo para alertar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio, valorização da vida e promoção da saúde mental. A ação tem como slogan “Se precisar, peça ajuda”, com o objetivo de quebrar tabus e reduzir estigmas, estimulando o diálogo e encorajando pessoas a buscarem ou oferecerem apoio.

O dia 10 de setembro é marcado pelo Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, e as atividades em alusão à data como distribuição de material educativo e capacitação de profissionais serão realizadas até o dia 26 de setembro pela Gerência de Saúde Mental da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais) da SES.

Segundo a gerente de Saúde Mental da SES, Nathália Santos, todos devem atuar na conscientização sobre a prevenção ao suicídio e a valorização da vida:
“É fundamental falarmos sobre essa problemática para desconstruir estigmas relacionados ao cuidado em saúde mental, para que pessoas em momentos difíceis busquem ajuda, além de propor estratégias de cuidado e promoção do bem-viver”, destacou.

Sinais de alerta
Alguns sinais que merecem atenção incluem: isolamento e distanciamento da família e amigos; oscilações drásticas de humor; abandono do autocuidado; falas que remetem à falta de sentido da vida; comentários que sugerem despedidas ou organização de bens e testamento; fadiga, falta de energia e dificuldades cognitivas; além do aumento no uso de álcool, drogas ou outros comportamentos autodestrutivos.

Outros indicadores podem ser observados também em ambientes digitais, como postagens sobre morte, desesperança ou participação em grupos que incentivam pensamentos suicidas.

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio Cultura 101.1FM e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE