Programação Ativa
Clima em Catalão, GO

Carregando clima...

Semana da Vacinação busca ampliar proteção contra febre amarela em Goiás.
(Foto: Reprodução Governo de Goiás)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, de 29 de setembro a 03 de outubro, a Semana de Vacinação contra a Febre Amarela, chamando os municípios a realizarem ações de mobilização, vacinação fora das salas de vacina e busca ativa de não vacinados para reforçar e aumentar a cobertura vacinal no estado.

Até o momento, o Goiás registra quatro casos de primatas mortos por febre amarela nos municípios de Abadia de Goiás (2 casos), Guapó (1 caso) e Goiânia (1 caso). O último caso de febre amarela em humanos foi registrado em 2017. Já o último caso de confirmação da doença em primatas foi em 2021.

A SES disponibiliza para os 246 municípios a ferramenta Imuniza Goiás, criada em 2022.

Ela permite a identificação de crianças não vacinadas até 17 anos de idade, possibilitando rápida intervenção dos profissionais de saúde dos municípios, com identificação dessas crianças, inclusive com nome, endereço e telefone dos pais, viabilizando a busca ativa das crianças e adolescentes, além de contribuir para a melhora dos índices de imunização.

A secretaria também tem auxiliado as solicitações dos municípios, com o envio das cinco Vans da Vacina para auxiliar nas ações de vacinação extramuros, principalmente nos locais com casos confirmados de mortes de macacos por febre amarela.

A secretaria enviou um ofício para todos os municípios com sugestões de estratégias para resgate da população não vacinada ou com esquema incompleto, como, por exemplo, a divulgação das ações de vacinação para a população do município nos meios de comunicação possíveis, como rádio local, carros de som, anúncios em igrejas, escolas e em centros comunitários.

Também fazem parte das sugestões de estratégias a ampliação dos horários de atendimento nas unidades básicas de saúde (UBSs); vacinação dos profissionais de saúde e indivíduos com exposição esporádica em áreas de risco, como rurais e silvestres.

A vacina da febre amarela faz parte do calendário básico de vacinação das crianças de 9 meses a menores de 5 anos, sendo uma dose aos 9 meses de idade e uma dose de reforço aos 4 anos, além de dose única na população de 5 a 59 anos de idade não-vacinada.

Em Goiás, a cobertura vacinal para a febre amarela está atualmente em 71,64%, abaixo da meta recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio Cultura 101.1FM e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE