Sindicatos, partidos e movimentos sociais de Goiás realizaram, neste domingo (21), uma manifestação contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e o projeto da Anistia. O ato começou às 16h, na Praça Universitária, em Goiânia, e foi organizado pelo Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania.
Os manifestantes exibiram cartazes com os nomes de políticos goianos que votaram a favor da proposta. Após a concentração, o grupo iniciou uma caminhada em direção à Praça Cívica.
O movimento pede que a PEC, aprovada na Câmara dos Deputados na última semana, não avance no Senado Federal. O texto prevê maior proteção a parlamentares contra a abertura de processos penais no Supremo Tribunal Federal (STF).
Além disso, os manifestantes também protestaram contra o projeto que prevê anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas em Brasília.
A mobilização em Goiânia ocorre em sintonia com protestos organizados em outros estados, que também seguem a mesma pauta.