O Procon Goiás autuou a empresa de cosméticos WePink pelo descumprimento de prazos de entrega de produtos comprados pelo site e pela falta de assistência ao consumidor no pré e pós-venda. Segundo o órgão, foram registradas cerca de 340 reclamações contra a marca desde o ano passado.
De acordo com a fiscalização, a empresa anuncia e comercializa cosméticos e perfumaria em todo o país, mas não cumpre o prazo de entrega informado no momento da compra. Em uma das denúncias, uma consumidora relatou ter feito um pedido há sete meses, sem que os produtos fossem entregues. Ela solicitou o cancelamento e o estorno do valor pago, mas não obteve retorno da empresa.
O principal atrativo da WePink são as lives promocionais realizadas nas redes sociais, com influenciadores apresentando produtos a preços reduzidos. Durante as transmissões, são disponibilizados links diretos para compra. Mesmo diante de inúmeras queixas sobre falta de entrega e dificuldade de contato para cancelamento ou reembolso, as transmissões continuam ocorrendo.
Procon alerta para direitos do consumidor
O superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston, destacou que toda oferta deve ser cumprida pela empresa que anuncia o produto.
“O atraso ou a não entrega de uma mercadoria anunciada configura descumprimento de oferta. E, caso isso aconteça, o consumidor tem direito de exigir outro produto equivalente ou a restituição integral do valor pago, incluindo custos de envio e eventuais perdas financeiras”, afirmou Palmerston.
Ele acrescentou que, caso o consumidor ainda deseje receber o produto, após o descumprimento do prazo inicial, a empresa deve estabelecer um novo prazo de entrega.