Na manhã desta terça-feira (4), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/GO) e a Polícia Militar de Goiás (PM-GO) deflagraram a Operação Scutum, com o objetivo de desarticular um grupo formado por policiais militares e outros investigados suspeitos de envolvimento em práticas criminosas como corrupção, facilitação de contrabando e lavagem de dinheiro.
De acordo com a Polícia Federal, as investigações apontam indícios de cooptação, desvio de cargas ilegais, revenda de produtos contrabandeados e uso de empresas de fachada para ocultar valores ilícitos.
Os nomes dos suspeitos não foram divulgados.
Ações da operação
A operação cumpriu 16 mandados de busca e apreensão em Mineiros (GO), na região sudoeste do estado, e um em Londrina (PR). As ordens judiciais também incluíram empresas investigadas por envolvimento no esquema.
Durante as diligências, foram apreendidos documentos, eletrônicos e outros objetos que serão analisados pela Polícia Judiciária.
Crimes investigados
Os suspeitos respondem a investigações por:
Corrupção passiva;
Facilitação de contrabando e descaminho;
Lavagem de dinheiro;
Agiotagem;
Extorsão;
Formação de quadrilha (associação criminosa).
Segundo a PF, as apurações revelaram transações bancárias entre os membros do grupo, movimentações financeiras incompatíveis com os rendimentos declarados e uso de “laranjas” para ocultação de valores.
A Justiça Federal determinou o afastamento cautelar de cinco policiais militares de suas funções.
Origem da investigação
A operação teve início a partir de relatórios de inteligência elaborados pela própria PM-GO e encaminhados à Polícia Federal, que passou a conduzir a investigação.
“O trabalho conjunto entre as instituições é fundamental para a responsabilização de todos os envolvidos e para garantir a transparência dentro das forças de segurança”, destacou a nota da Polícia Militar.
A Corregedoria da PM-GO acompanhou presencialmente todas as ações e informou que adotará medidas administrativas cabíveis, em conformidade com os princípios de ética e disciplina da corporação.
Nota da PM-GO
“Na manhã desta terça-feira (4), foi deflagrada, em ação conjunta com a Polícia Federal, a Operação Scutum. Após o cumprimento dos mandados, foram apreendidos objetos e documentos, além da realização de oitivas de suspeitos e testemunhas. Todo o material recolhido será analisado pela Polícia Judiciária, que dará sequência às diligências e procedimentos legais. A Corregedoria da PM acompanhou todas as ações e adotará as medidas cabíveis.”



