Programação Ativa
Clima em Catalão, GO

Carregando clima...

Jiboia sobe em muro e assusta moradora em Goiás; especialista tranquiliza
(Foto: Reprodução G1 Goiás)

Uma moradora de Inhumas, na Região Metropolitana de Goiânia, levou um grande susto ao se deparar com uma serpente em cima do muro de sua casa, no Setor Atlântico. O caso ocorreu na quinta-feira (6) e foi registrado em vídeo por Ana Luiza Ribeiro, que compartilhou o momento nas redes sociais.

“Nossa Senhora do céu, eu estou arrepiada de ver”, relatou Ana Luiza, visivelmente assustada nas imagens.

Segundo contou, ela estava varrendo a calçada quando percebeu o movimento do animal no muro. “Em todo o setor já aconteceu várias vezes, mas na minha residência, não”, afirmou. Essa foi a primeira vez que encontrou um animal silvestre tão perto de casa.

Resgate e identificação da espécie

O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou o resgate da serpente, que foi posteriormente devolvida à natureza.

O biólogo Edson Abrão identificou o animal como uma jiboia, espécie não peçonhenta e comum em áreas próximas a matas e córregos. Ele explicou que o comportamento observado no vídeo é natural.

“A habilidade de subir em muro é muito normal, mas esse muro é bem áspero, o que dá apoio para ela. Provavelmente subiu com ajuda de algo próximo, como uma planta ou um móvel”, esclareceu.

O especialista destacou ainda que o fato de a serpente estar encolhida não indica agressividade:

“Ela pode estar apenas apreensiva, observando algo ou em uma situação de defesa. As jiboias raramente atacam, e preferem fugir do contato humano.”

Orientação

Os bombeiros alertam que, ao avistar qualquer animal silvestre, a população deve evitar se aproximar e acionar imediatamente as autoridades ambientais ou o Corpo de Bombeiros (193), para que o manejo seja feito com segurança tanto para o animal quanto para as pessoas.

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio Cultura 101.1FM e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE