A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) emitiu um alerta sobre a situação crítica dos estoques de sangue na Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo), especialmente dos tipos sanguíneos negativos. A pasta convoca a população a comparecer aos hemocentros e realizar doações com urgência.
Atualmente, os estoques do Hemocentro de Goiás estão em nível crítico para os seguintes tipos:
A Negativo, B Negativo, AB Negativo, O Negativo, B Positivo e AB Positivo.
O objetivo é garantir o abastecimento de mais de 200 unidades de saúde em todo o estado e manter o atendimento ininterrupto aos pacientes do SUS.
A diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, reforça a importância do tipo O Negativo, considerado doador universal em situações de emergência, podendo ser utilizado em pacientes de qualquer outro tipo sanguíneo.
“O sangue O negativo é vital em acidentes, cirurgias de urgência e atendimentos emergenciais, onde não há tempo para identificar o tipo sanguíneo do paciente. No entanto, é um dos tipos mais raros da população”, explica Ana Cristina.
Ela reforça o apelo à solidariedade. “A doação de sangue é um gesto simples, rápido e seguro podendo salvar até quatro vidas. As tipagens A-, B-, O- e AB- são as mais utilizadas em emergências. Pedimos que quem não doou nos últimos três meses ou nunca doou, venha doar. Todo o processo, desde a triagem até a coleta, leva menos de uma hora”, disse.
Como doar sangue:
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 com autorização dos responsáveis);
Pesar acima de 50 kg;
Estar bem alimentado e descansado;
Apresentar documento oficial com foto;
Evitar consumo de álcool e medicamentos nas 24h anteriores.



