A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Prefeitura de Senador Canedo, lançou nesta segunda-feira (6) a Campanha de Multivacinação, na Unidade Básica de Saúde Bom Sucesso, no município.
A mobilização acontece em todo o país, de 6 a 31 de outubro, com o objetivo de facilitar o acesso às vacinas que integram o Calendário Nacional de Vacinação de Crianças e Adolescentes. O lema da campanha é “Vacinar para o perigo não voltar”.
A subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, destacou a importância do engajamento de todos os gestores e profissionais de saúde nas ações de imunização.
“A vacinação é essencial para evitar mortes e complicações por doenças que já estavam controladas ou erradicadas. A ameaça de retorno de enfermidades como poliomielite, sarampo e febre amarela é real. Precisamos levar informação segura e de credibilidade à população”, reforçou Flúvia.
Atualização vacinal e Dia D
O principal objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacinação e aumentar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes menores de 15 anos, contribuindo para o controle e a eliminação de doenças imunopreveníveis.
No dia 17 de outubro, será promovida uma Blitz no Trânsito, na Avenida 136, em Goiânia, para alertar os motoristas sobre a importância da vacinação e divulgar o Dia D de Vacinação, que ocorrerá no dia 18 de outubro.
A SES orienta que os municípios adotem estratégias diversificadas para alcançar pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto, como ampliação de horários e dias de atendimento, além de ações em escolas, feiras, parques e outros espaços públicos, aproximando os serviços de saúde da comunidade.