A Secretaria da Economia integrou o sistema interno de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) autuado ao Detran Goiás. Com a atualização, a partir desta sexta-feira (3), os contribuintes podem quitar o imposto em atraso diretamente no portal de serviços do Governo de Goiás, o Expresso, junto com demais débitos do veículo, como licenciamento e multas.
O IPVA é considerado autuado quando não é pago dentro do prazo previsto no calendário e resulta na lavratura de processo, constituindo o crédito tributário.
Antes da mudança, o proprietário precisava emitir o Documento de Arrecadação da Receita Estadual (Dare) no site da Secretaria da Economia e, separadamente, gerar outro boleto no sistema do Detran para multas e licenciamento.
Agora, todo o processo está unificado. Basta acessar o link Consultas e pagamentos – IPVA, multas e CRLV
, clicar em “Pagar” e o sistema do Detran consulta automaticamente a base da Economia, recupera o valor atualizado do IPVA e emite uma guia única (boleto ou Documento Único de Arrecadação), incluindo todos os débitos do período.
A medida simplifica a quitação, evita retrabalho e garante mais agilidade para os contribuintes. A integração foi realizada pela Superintendência de Informações Fiscais e pela Superintendência de Tecnologia da Informação da Secretaria da Economia.