O governador Ronaldo Caiado lança, nesta sexta-feira (10), às 15h, o projeto Identificação Neonatal Goiás, que tem como objetivo ampliar a segurança nas maternidades do estado. A iniciativa vai permitir a identificação biométrica dos recém-nascidos logo após o parto e conceder o Selo Maternidade Segura às unidades de saúde que adotarem integralmente os protocolos do programa.
O evento de lançamento será realizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, e marca uma parceria inédita entre as Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Civil, e da Saúde (SES).
Identificação Neonatal e Maternidade Segura
De forma inédita no país, o projeto prevê a coleta da impressão digital dos bebês ainda no centro cirúrgico, logo após o nascimento. O sistema permitirá o registro preciso da criança e sua vinculação imediata à mãe, eliminando o risco de trocas e aumentando a segurança nas unidades de saúde.
Nesta primeira etapa, dez maternidades em Goiás serão contempladas com a tecnologia. As instituições que cumprirem todos os protocolos de segurança e rastreabilidade definidos pelo programa receberão o Selo Maternidade Segura, certificação que reconhece o comprometimento com a proteção infantil, a qualidade no atendimento e o cuidado humanizado.