Representantes das forças de segurança de 21 estados brasileiros estão reunidos em Goiânia, nesta sexta-feira (7), para o 1º Fórum Militar Nacional de Policiamento Especializado, promovido pelo Governo de Goiás. O evento, que acontece no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), tem como objetivo fortalecer a integração entre as polícias militares e compartilhar estratégias de combate ao crime em nível nacional.
Anfitrião do encontro, o governador Ronaldo Caiado deu as boas-vindas aos cerca de 100 policiais participantes e destacou a importância da união das forças de segurança.
“Essa integração em todo o território nacional dá maior competitividade, capacidade e mobilidade às tropas”, afirmou Caiado.
O governador relembrou que a segurança pública foi prioridade desde o início de sua gestão, em 2019, e ressaltou como essa política fortaleceu a governabilidade do Estado.
“A governabilidade se dá no momento em que temos a segurança garantida à população. Temos que reconhecer o trabalho diário da polícia, a eficiência, a presença física junto à população”, destacou o governador, acompanhado da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado.
Durante o evento, Caiado reforçou o compromisso do Estado no enfrentamento à criminalidade. “O Estado do crime não pode ser maior do que o Estado Democrático de Direito. Ele não pode existir. Não é concessão. O Estado do crime não pode existir”, disse.
Integração e troca de experiências
O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, destacou que o fórum não busca definir qual unidade é mais eficiente, mas sim promover a troca de conhecimento entre corporações.
“A troca de experiências não quer dizer que uma unidade especializada é melhor que a outra, mas Goiás tem muito a oferecer”, afirmou.
Brum ainda ressaltou os avanços obtidos pela segurança pública goiana. “São sete anos consecutivos de redução dos índices criminais, resultados reconhecidos pelo Ministério da Justiça. Nesse período, o governo investiu quase R$ 17 bilhões na área”, completou.
O comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Marcelo Granja, reforçou que o evento busca discutir o aprimoramento das operações e a importância da autonomia das polícias estaduais.
“Queremos alcançar o objetivo comum de mostrar a força das polícias militares do Brasil. Elas devem continuar sob coordenação dos governadores dos estados”, defendeu.
Entre os participantes, o comandante-geral da PM de Rondônia, coronel Regis Wellington Braguin Silvério, elogiou o modelo de gestão da segurança em Goiás após visitar o Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.
“Tudo sob controle. Hoje, não vejo nenhum estado com a pronta resposta em todos os tipos de atendimento como tem sido em Goiás”, afirmou.
O fórum consolida Goiás como referência nacional em eficiência, integração e inovação no policiamento especializado, abrindo caminho para novas parcerias e estratégias conjuntas entre as forças de segurança do país.



