Goiás bateu seu próprio recorde pelo terceiro ano consecutivo, alcançando a abertura de 38.368 novas empresas ainda em outubro de 2025. O número supera a marca histórica de 38.306 registros de 2024, consolidando o Estado como um dos mais dinâmicos do país no ambiente de negócios.
Os dados são da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) e consideram apenas empresas que não se enquadram como Microempreendedores Individuais (MEIs).
Empreendedorismo em alta e crescimento econômico
Entre as novas empresas abertas neste ano, 1.310 possuem capital social superior a R$ 500 mil, o que demonstra a força do investimento privado no Estado. Somadas, as novas companhias já representam um capital social superior a R$ 8,5 bilhões.
De acordo com o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, o resultado confirma a tendência de crescimento acelerado e o sucesso das políticas públicas voltadas à desburocratização e estímulo ao empreendedorismo.
“A gente já esperava por essa marca superior à do ano passado, até porque temos seguido essa constante. Mas o que vemos é que, ainda assim, temos melhorado. Em 2024, superamos o recorde em novembro; agora, em 2025, chegamos à marca em outubro. É a prova de que nossos esforços para facilitar a vida de quem quer empreender em Goiás têm dado muito certo”, destacou.
Ambiente de negócios favorável
Nos últimos anos, Goiás vem se destacando nacionalmente pela agilidade na abertura de empresas, pela integração de sistemas digitais, pela redução de prazos burocráticos e por iniciativas que promovem segurança jurídica e incentivos fiscais.
Com a marca alcançada em 2025, o Estado reafirma sua vocação empreendedora e sua capacidade de atrair investimentos e gerar empregos, fortalecendo ainda mais a economia goiana.



