Goiás é o primeiro lugar do país no ranking dos estados com a maior oferta de serviços públicos digitais. É o que aponta o Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado na última terça-feira (13), que avaliou todas as unidades federativas do Brasil em 35 critérios distribuídos em três dimensões: capacidade para a oferta digital de serviços, oferta de serviços digitais e normatização sobre modernização para a oferta de serviços públicos.
Com mais de 700 serviços 100% digitalizados, Goiás se destaca no eixo de Eficiência da Máquina Pública do Ranking de Competitividade dos Estados.
Esta é a segunda vez que o estado é reconhecido na área. Em 2024, os esforços da gestão estadual em integrar cada vez à tecnologia já haviam sido reconhecidos nacionalmente. O estado foi premiado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (Abep-TIC) por ser o mais digital do país.
Esses resultados são reflexo da estratégia do governo estadual em priorizar a transformação digital como ferramenta para facilitar o acesso da população aos serviços e melhorar a gestão pública. A digitalização tem ampliado a eficiência, reduzido custos e promovido mais dignidade e acessibilidade, especialmente para os goianos que vivem fora dos grandes centros urbanos.
A busca por inovação segue em ritmo acelerado. Nesta semana, o governador Ronaldo Caiado enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que institui a Política Estadual de Fomento à Inovação em Inteligência Artificial (IA), o texto já foi aprovado por unanimidade em primeira votação no dia 13 de maio.
A proposta reforça o compromisso de Goiás em consolidar-se como referência nacional e internacional em tecnologia, incorporando ferramentas de IA para aprimorar ainda mais os serviços públicos e impulsionar o desenvolvimento econômico e social do estado.
“Ser líder em serviços digitais no Brasil é o resultado da nossa política de Estado que coloca a inovação a serviço do cidadão. E agora com o incentivo pioneiro a Inteligência Artificial, Goiás vai dar um novo salto de desenvolvimento rumo a um governo ainda mais moderno, transparente e acessível a todos os goianos”, afirmou o governador.