O novo protocolo tem como objetivo organizar e qualificar a rede de atenção oncológica, assegurando diagnóstico precoce, tratamento ágil e redução da mortalidade entre mulheres goianas.
A iniciativa soma-se ao fortalecimento do programa após a assinatura de termo de cooperação com o Instituto Natura, em setembro, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. A parceria garante apoio técnico e estratégico para ampliar o alcance do Goiás Todo Rosa em todas as regiões do estado.
“Estamos contentes em lançarmos, no Outubro Rosa, essa linha de cuidado que oferece atenção integral às mulheres, com foco na prevenção do câncer de mama. Já capacitamos mais de mil profissionais em todo o estado, utilizando o painel genético para investigar casos hereditários e agir preventivamente”, destacou o secretário estadual da Saúde, Rasível Santos.
A líder de Saúde das Mulheres do Instituto Natura, Mariana Lourencinho, reforçou a importância do rastreamento genético.
“O avanço está na antecipação. O diagnóstico genético permite identificar a probabilidade de desenvolver o câncer e adotar medidas para evitá-lo. A mulher poderá realizar a cirurgia redutora de risco a mesma feita pela atriz Angelina Jolie e contar com aconselhamento genético especializado”, afirmou.
Goiás Todo Rosa
Criado em 2023, a partir de um convênio entre a SES e a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Goiás Todo Rosa foi o primeiro programa estadual a disponibilizar, no Sistema Único de Saúde (SUS), o painel genético para câncer de mama e ovário hereditário.
Até agosto de 2025, já foram realizados 571 exames genéticos, com 81 casos positivos identificados, permitindo estratégias personalizadas de prevenção e tratamento.
A reitora da UFG, Angelita Pereira, destacou o impacto do convênio com o governo estadual.
“Mais de quinhentas mulheres realizaram o exame e 33% tiveram resultado positivo, o que possibilita seguir com tratamento preventivo. Essa é uma ação que une ciência, saúde pública e cuidado com as mulheres goianas”, afirmou.