A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) lançou nesta terça-feira (16) o aplicativo TeleEstomato, ferramenta que visa fortalecer a linha de cuidado para o diagnóstico precoce e tratamento do câncer de boca pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado.
A plataforma digital, disponibilizada pelo Ministério da Saúde (MS), vai oferecer suporte especializado a odontólogos dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e da Atenção Primária, auxiliando no diagnóstico remoto e no acompanhamento dos casos.
A cerimônia de lançamento ocorreu no Auditório da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás, com a presença de representantes da SES-GO, do Ministério da Saúde e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), instituição responsável pela idealização e desenvolvimento do aplicativo.
Representando o titular da SES-GO, Rasível Santos, a superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Amanda Melo, destacou que o aplicativo, em funcionamento a partir desta quarta-feira (17/9), permitirá assistência mais qualificada na área de odontologia, especialmente na detecção, encaminhamento e tratamento de casos de câncer bucal.
“A partir do TeleEstomato, os profissionais de saúde bucal têm a possibilidade de troca de experiências, matriciamento com especialistas e um tempo de resposta de até 72 horas. Isso garante uma assistência mais resolutiva, integrada e eficiente para a nossa população”, afirmou.
Tecnologia replicada em todo o país
O aplicativo mostrou-se tão eficiente que foi adquirido pelo Ministério da Saúde para replicação em todo o Brasil. De acordo com o coordenador nacional do projeto, o professor da UFPB Paulo Bonan, o TeleEstomato pode ser acessado tanto pelo celular quanto pelo computador.
Atualmente, a tecnologia já está presente em 14 estados brasileiros, reúne 2,7 mil odontólogos cadastrados e contabiliza mais de 2 mil casos avaliados por especialistas.