A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) promoveu, na manhã desta quinta-feira (22/05), uma reunião estratégica na sede da Escola de Saúde de Goiás com gestores dos 60 municípios da Macrorregião Centro-Norte. O objetivo foi discutir a ampliação do Consórcio Intermunicipal para o Gerenciamento do Samu 192 (Cisceno), visando aprimorar a Rede de Urgência e Emergência (RUE) no estado.
O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, enfatizou que a estruturação do Cisceno busca garantir o pleno funcionamento do Samu por meio da cooperação entre os municípios da macrorregião. Essa estratégia é fundamental para assegurar que os pacientes sejam removidos no menor tempo possível para locais adequados ao atendimento, respeitando os protocolos de urgência. “Isso salva vidas”, reforçou o secretário.
A formalização do consórcio permitirá que a SES-GO firme convênios e realize os repasses financeiros necessários para o início das atividades do Cisceno. Com isso, será possível contratar pessoal, adquirir insumos e organizar a sede física, garantindo toda a estrutura para o funcionamento eficiente do serviço.
A superintendente de Regionalização, Érika Lopes, destacou que, embora o consórcio tenha sido instituído inicialmente com cinco municípios, todos os 55 restantes da macrorregião podem aderir à iniciativa. Na Assembleia Geral, os prefeitos presentes aprovaram o Protocolo de Intenções, elegeram a Diretoria e seu respectivo Presidente, além do Conselho Fiscal do Cisceno, com mandato de 90 dias. O Prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor, foi eleito como Presidente.
A criação do consórcio está alinhada à Política Estadual de Urgência e Emergência, instituída pela SES-GO em março de 2024. A medida, aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), estabeleceu o gerenciamento do SAMU por consórcios públicos em âmbito macrorregional, além de diretrizes como a padronização do atendimento a traumas, AVC, infarto e sepse, a definição de tipologias hospitalares e a adoção de uma linguagem única para o sistema de saúde.
Portal Goiás
A iniciativa representa um avanço significativo na regionalização da saúde em Goiás, promovendo maior eficiência e agilidade no atendimento de urgência e emergência à população da Macrorregião Centro-Norte.