Uma frente fria atípica para esta época do ano avança com força pelo Brasil e deverá provocar fortes instabilidades entre domingo (16) e segunda-feira (17) em estados do Centro-Oeste e Sudeste. O fenômeno deve trazer chuva intensa, tempestades elétricas, granizo e rajadas de vento que podem superar os 100 km/h.
Com o rápido deslocamento do sistema, meteorologistas alertam que a atmosfera ficará altamente propícia para tempestades severas. Em razão do risco elevado, foi emitido um aviso vermelho (grande perigo) para regiões do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Risco de fenômenos extremos
Além de temporais amplos, não estão descartados fenômenos violentos e mais localizados, como:
Tornados
Downbursts (rajadas explosivas e destrutivas)
Granizo de grande porte
Linhas de instabilidade, que podem se formar centenas de quilômetros à frente da frente fria principal
As áreas com maior potencial para registros desses eventos incluem:
Sul e oeste do Rio Grande do Sul
Oeste do Paraná
Santa Catarina
Sul do Mato Grosso do Sul
Linhas de instabilidade podem antecipar tempestades
Por ser um sistema muito rápido, a frente fria deve criar extensas linhas de instabilidade, que podem levar tempestades severas horas antes da chegada do ar frio propriamente dito. Esse tipo de formação costuma trazer ventos destrutivos e grande volume de água em curto intervalo de tempo.
As recomendações de segurança seguem válidas para toda a população das áreas afetadas, incluindo evitar áreas abertas durante tempestades, não se abrigar sob árvores e manter distância de estruturas metálicas.



