A cidade de Catalão se enche de cores, música e fé a partir desta quinta-feira (3), com a abertura oficial da Festa do Rosário, uma das maiores manifestações religiosas e culturais do Centro-Oeste. O evento segue até 13 de outubro e deve reunir milhares de fiéis, turistas e moradores, celebrando mais de 140 anos de tradição.
Além do caráter religioso, a Festa do Rosário movimenta a economia local, com barracas, artesanato e culinária típica, reforçando sua importância como espaço de encontro comunitário e preservação da história.
Energia segura para comerciantes
Com a instalação de comércios temporários, a Equatorial Goiás orienta os empreendedores a solicitarem ligação provisória à rede elétrica, em conformidade com os padrões da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O objetivo é evitar ligações irregulares, que podem colocar em risco comerciantes, romeiros e a população em geral.
“O comerciante pode procurar uma de nossas agências físicas em Catalão e formalizar o pedido, garantindo o fornecimento de energia de forma regular e segura”, destacou o superintendente da Regional Sul da Equatorial Goiás, Adailson Andrade.
Riscos das ligações clandestinas
As ligações irregulares, além de ilegais, comprometem o fornecimento de energia, causam sobrecarga, aumentam o risco de interrupções e podem provocar acidentes graves.
“A ligação provisória precisa seguir normas técnicas para garantir segurança. Quando feita de forma clandestina, há chances reais de curto-circuito ou até mesmo incêndio”, alertou Adailson.
Como solicitar ligação provisória
Os comerciantes interessados em atuar durante a Festa do Rosário devem solicitar a ligação provisória presencialmente na loja de atendimento da Equatorial Goiás, em Catalão. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Documentos exigidos:
Documento pessoal com foto;
Autorização da Prefeitura de Catalão e/ou Goinfra;
Lista de eletrodomésticos que serão utilizados.
Após a solicitação, a distribuidora fará vistoria técnica para verificar se o padrão de entrada atende às normas de segurança antes de liberar o fornecimento. O serviço pode ser contratado para uso temporário de até 90 dias.