A Capela do Morrinho da Saudade, localizada no tradicional Morrinho de São João, um dos pontos turísticos e históricos mais simbólicos de Catalão que voltará a receber celebrações religiosas abertas à comunidade. O anúncio foi feito pelo pároco Frei Marco Aurélio, que destacou a importância espiritual.
Segundo o religioso, o retorno só foi possível após as obras de restauração, iluminação e requalificação urbanística realizadas pela Prefeitura de Catalão. A revitalização devolveu segurança e beleza ao espaço, que há anos sofria com depredações.
“Nada melhor do que receber toda a população novamente com as celebrações da missa. Esse é um local muito importante para nossa fé. Temos o terço para a comunidade nas quartas-feiras, às 19h30, e toda primeira quarta-feira do mês celebramos a missa”, explicou Frei Marco Aurélio.
Tradição católica em locais elevados
O pároco relembrou que a Igreja Católica preserva, desde seus primórdios, a tradição de construir capelas e espaços de oração em locais altos, símbolos de proximidade espiritual e contemplação.
“Toda capela construída em locais elevados tem a missão de expressar a fé e disseminar a mensagem da Igreja Católica”, afirmou.
Em Catalão, outro exemplo dessa tradição é o Morrinho de Santo Antônio, que também possui capela ativa, com missas todas as terças-feiras, às 19h, abertas a toda a comunidade.
Missas ficaram suspensas devido ao vandalismo
Frei Marco Aurélio também explicou que as celebrações no Morrinho da Saudade estavam suspensas há anos devido ao alto índice de vandalismo no local.
“O vandalismo tomou conta do Morrinho de São João. Roubavam fiações, iluminação e outros itens. Em anos anteriores decidimos não realizar as missas para preservar a segurança de todos”, relatou.
Com a reestruturação concluída e o ambiente recuperado, a capela volta a receber fiéis em um local que mistura fé, história e paisagem.
A comunidade católica está convidada a participar das celebrações e recuperar o valor espiritual do espaço.



