Programação Ativa
Clima em Catalão, GO

Carregando clima...

Estelionatários de São Paulo aplicam golpe de R$ 14 mil em Catalão e acabam capturados
(Foto: Reprodução JusBrasil)

O delegado Fernando Souza Maciel, responsável pela GENARC/GEIC e pelas Delegacias de Cumari, Anhanguera e Nova Aurora, afirmou que “o trabalho não para” e destacou que os crimes mais recorrentes na região envolvem violência doméstica (Lei Maria da Penha) e estelionatos, principalmente aqueles praticados pela internet.

Um dos casos investigados pela Polícia Civil de Goiás ocorreu em julho de 2025, quando uma moradora de Catalão recebeu uma videochamada via WhatsApp informando falsamente que ela havia sido contemplada com um prêmio em dinheiro de um supermercado local. De acordo com o delegado, Fernando Souza Maciel, a vítima foi orientada pelos golpistas a clicar em um link e acessar o aplicativo do banco pela área do PIX. “Minutos depois, recebeu a notificação de uma transferência não autorizada de R$ 14 mil, momento em que percebeu ter caído em um golpe digital”, disse.

A partir de investigação detalhada e uso de ferramentas de inteligência, a 1ª Delegacia Distrital de Polícia de Catalão identificou um grupo estruturado de estelionatários atuando a partir da região leste de São Paulo e de Guarulhos.

O esquema criminoso funcionava de forma organizada, com divisão de tarefas, incluindo:

compra de celulares e chips;

habilitação de redes Wi-Fi clandestinas;

realização das ligações para as vítimas;

abertura de contas bancárias “laranjas” para receber e movimentar o dinheiro roubado.

Segundo a Polícia Civil, dois investigados já tinham passagens por estelionato, com contas pessoais utilizadas em golpes semelhantes. Eles reforçavam financeiramente o líder do grupo também foi preso na operação.

A ação policial resultou na apreensão de notebooks, computadores e sete celulares, que agora serão periciados para aprofundar as investigações.

Os três detidos, dois homens e uma mulher, foram presos em São Paulo e encaminhados ao sistema prisional paulista. Eles permanecerão à disposição da Justiça e deverão ser transferidos posteriormente para Goiás.

O delegado Fernando Maciel reforçou que o combate ao estelionato é prioridade nas delegacias da região e alertou a população sobre a importância de desconfiar de ligações, links e mensagens que prometem prêmios ou vantagens financeiras.

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio Cultura 101.1FM e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE