Esta semana será o melhor momento para observar a chuva de meteoros Orionídeas, que promete iluminar o céu em diversas partes do planeta. No Brasil, o fenômeno poderá ser visto de todas as regiões.
De acordo com o Observatório Nacional (ON), o pico de observação ocorrerá nas noites de terça (21) para quarta (22) e de quarta (22) para quinta-feira (23).
Melhor horário: da meia-noite ao amanhecer, com visibilidade classificada como “excelente” em todo o território nacional.
O astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador do Projeto Exoss rede colaborativa que estuda meteoros com apoio do ON explica que a chuva será composta por meteoros extremamente rápidos, que podem atingir até 66 km por segundo, sendo brilhantes e deixando trilhas luminosas no céu.
O nome Orionídeas faz referência à constelação de Órion, de onde os meteoros parecem se originar, próximo à estrela Betelgeuse. A constelação, uma das mais conhecidas, é facilmente reconhecida pelas Três Marias, no centro de sua formação.
No entanto, os meteoros podem surgir em qualquer parte do céu por isso, não é necessário direcionar o olhar apenas para Órion.
“O radiante em Órion é visível de norte a sul, com leve vantagem nas regiões Norte e Nordeste, onde ele sobe mais alto. Mesmo no Sul, é um show garantido”, destacou o Projeto Exoss.



