Em apenas 24 horas, Catalão (GO) registrou 61 milímetros de chuva, segundo dados da Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O volume corresponde a 32% da média histórica de todo o mês de novembro. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (3) pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT).
As chuvas foram contínuas e intensas em alguns períodos, resultado da combinação entre alta umidade e aquecimento diurno, fatores que favoreceram a formação de instabilidades atmosféricas no centro-sul de Goiás.
Em Catalão, as rajadas de vento chegaram a 48 km/h, enquanto em Itumbiara foram registradas rajadas de até 88 km/h, acompanhadas de 7 milímetros de chuva no domingo (2).
Previsão: chuva continua nos próximos dias
De acordo com o Laboratório de Climatologia da UFCAT, o tempo deve permanecer instável, com pancadas fortes, trovoadas, rajadas de vento e possibilidade de granizo.
As condições podem causar alagamentos pontuais em áreas urbanas e elevação temporária de córregos e nascentes. A equipe de meteorologia recomenda atenção redobrada em locais com histórico de enxurradas e acompanhamento das atualizações climáticas nos próximos dias.



