Em alusão ao Outubro Verde, mês dedicado à conscientização e combate à sífilis, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) realizam neste sábado (18) uma ação de saúde gratuita no Calçadão da Avenida 20 de Agosto, em frente à Drogasil, em Catalão (GO).
O evento ocorre das 8h às 13h e é aberto a toda a população.
Conscientização e Prevenção
De acordo com Maria das Graças Galdino, enfermeira responsável técnica pelo CTA e SAE, o principal objetivo é alertar a comunidade sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da sífilis.
“Este dia é para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico. A sífilis tem cura, mas precisa ser tratada em tempo hábil”, destacou Maria das Graças.
Serviços Disponíveis Durante a Ação
Os profissionais de saúde estarão disponíveis para realizar:
– Testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite B;
– Verificação de pressão arterial e glicemia;
– Atualização do cartão de vacinas;
– Aplicação de doses contra a hepatite B.
A ação também contará com distribuição gratuita de preservativos e géis lubrificantes, além da oferta de autoteste de HIV, para quem desejar realizar o exame de forma rápida e confidencial.
Tratamento e Importância do Diagnóstico Precoce
Segundo a enfermeira, o tratamento da sífilis é rápido, eficaz e gratuito.
“O tratamento dura, no máximo, três semanas, com aplicações de penicilina. Depois, é preciso repetir os exames para confirmar a cura”, explicou.
Transmissão e Riscos da Doença
A sífilis adquirida é transmitida principalmente por relações sexuais desprotegidas ou pelo uso compartilhado de objetos perfurocortantes. Já a sífilis congênita ocorre quando a infecção é transmitida da mãe para o bebê durante a gestação — podendo causar má-formação fetal, aborto, cegueira, surdez e problemas cardíacos.
Maria das Graças alerta para o fato de que muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas.
“Muitos não procuram o serviço porque não sentem nada. Mas é fundamental fazer os exames pelo menos uma vez por ano”, reforçou.
Jovens Lideram Casos em Catalão
De acordo com os dados do CTA, a faixa etária entre 18 e 39 anos concentra o maior número de casos de sífilis no município.
“Aproveitem este sábado para ir até o Calçadão, se testar e cuidar da saúde. Hoje temos todos os meios para prevenir, basta ter responsabilidade”, concluiu a enfermeira.