Em meio à realização da tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário, a Congada de Catalão ganhou mais um motivo para celebrar. A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou, nesta quinta-feira (9), o projeto de lei que concede ao município o título de “Capital Goiana da Congada”. A proposta, de autoria do deputado estadual Luiz Sampaio (União Brasil), segue agora para sanção do governador Ronaldo Caiado e será anunciada oficialmente no domingo, durante a programação da festa.
“Sei da realização da Congada em várias cidades do Estado. Porém, com a mesma estrutura de Catalão, com 25 ternos e cerca de 7 mil dançadores, é única. Arrisco a dizer que é a maior do Brasil”, afirmou Luiz Sampaio. O parlamentar destacou ainda que a Congada de Catalão já foi reconhecida como patrimônio imaterial nacional pelo Iphan, resultado de um trabalho coletivo de preservação e valorização da cultura popular.
Tradição, fé e cultura popular
O título reconhece a importância histórica, religiosa e cultural da Congada de Catalão, manifestação afro-brasileira que, em 2026, completará 150 anos de tradição. “O reconhecimento de Catalão como Capital Goiana da Congada valoriza o patrimônio imaterial do Estado de Goiás, incentiva políticas públicas de preservação da cultura popular e fortalece a economia criativa e o turismo cultural na região”, ressaltou Sampaio, que também é festeiro da 149ª edição da Festa do Rosário, ao lado da esposa, Samara.
Durante o fim de semana, os 25 ternos da Congada divididos entre vilão, moçambique, congo e catupé sairão às ruas para celebrar mais uma edição da festa. No domingo (12), o governador Ronaldo Caiado participará da missa no Largo do Rosário, às 19h, e deverá anunciar duas novidades: o título de Capital Goiana da Congada e a reforma completa da Capela de Nossa Senhora do Rosário.
Semana Estadual de Valorização das Congadas
Além da concessão do título, a Alego também aprovou a criação da Semana Estadual de Valorização das Congadas, proposta por Luiz Sampaio. A celebração será realizada anualmente na semana anterior ao segundo domingo de outubro, coincidindo com a Festa de Nossa Senhora do Rosário.
De acordo com o deputado, a iniciativa tem o objetivo de “valorizar, divulgar e preservar o papel histórico, social, religioso e artístico dessa manifestação cultural”, além de incentivar o ensino das Congadas nas escolas e apoiar grupos e atividades culturais em todo o Estado.
“A Congada é uma das expressões mais vivas da nossa história. É símbolo de fé, resistência e união. Valorizar essa tradição é valorizar o nosso povo e garantir que as futuras gerações conheçam e preservem essa herança que tanto nos orgulha”, afirmou Sampaio.