O Ministério da Saúde passou a recomendar o acesso à mamografia, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para mulheres de 40 a 49 anos – mesmo sem sinais ou sintomas de câncer de mama. A decisão se baseia no fato de que essa faixa etária concentra 23% dos casos da doença e que a detecção precoce aumenta as chances de cura.
Até então, a orientação era que o exame fosse realizado somente a partir dos 50 anos.
A medida integra um conjunto de ações anunciadas nesta terça-feira (23) voltadas à melhoria do diagnóstico e da assistência. Segundo a pasta, a recomendação para mulheres a partir dos 40 anos é que o exame seja feito sob demanda, em decisão conjunta com o profissional de saúde.
“A paciente deve ser orientada sobre os benefícios e desvantagens de fazer o rastreamento. Mulheres nesta idade tinham dificuldade com o exame na rede pública de saúde por conta da avaliação de histórico familiar ou necessidade de já apresentar sintomas”, informou o ministério em nota.
De acordo com os dados oficiais, as mamografias realizadas via SUS em pacientes com menos de 50 anos representam 30% do total, o equivalente a mais de 1 milhão apenas no ano de 2024.