A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) informa que o vazio sanitário da soja em Goiás termina nesta quarta-feira (24/09). O calendário oficial de semeadura está estabelecido pela Instrução Normativa nº 6/2024 da agência.
O documento determina que, a partir de 25 de setembro de 2025, é permitida a presença de plântulas emergidas no campo. A data final para semeadura é 2 de janeiro de 2026.
Vazio sanitário da soja em Goiás
O vazio sanitário teve início em 27 de junho e totalizou 90 dias, período no qual não foi permitido manter plantas vivas de soja no campo. A medida, que vem sendo aplicada em Goiás desde 2006, é uma das mais eficazes estratégias para reduzir a incidência precoce da ferrugem asiática, uma das principais doenças da cultura no Brasil.
O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, reforça a importância do cumprimento rigoroso das normas.
“O vazio sanitário é uma medida técnica que garante a sustentabilidade da sojicultura goiana. Graças ao empenho dos produtores e ao trabalho de fiscalização da Agrodefesa, conseguimos reduzir a incidência da ferrugem asiática e assegurar mais qualidade e produtividade para as próximas colheitas.”
Na avaliação do gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Leonardo Macedo, a medida é fundamental para a defesa fitossanitária do estado.
“O cumprimento do vazio sanitário permite reduzir a presença do fungo causador da ferrugem asiática entre uma safra e outra. Isso dá aos produtores uma janela maior de segurança para a implantação das lavouras e diminui a necessidade de aplicações de fungicidas logo no início do ciclo.”