A Prefeitura de Catalão, por meio da Superintendência de Água e Esgoto (SAE), concluiu na quinta-feira (18) a construção de uma nova linha de distribuição de água. Os testes realizados nesta sexta-feira (19) confirmaram o funcionamento satisfatório do sistema, que já está em operação.
A obra tem como objetivo melhorar o abastecimento nos bairros Castelo Branco e adjacentes, beneficiando cerca de 32 mil moradores. A nova tubulação, com mais de 900 metros de extensão, parte do ramal que abastece o reservatório da Rua Frederico Campo, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, e segue até as proximidades do Pronto Atendimento Infantil (PAI). Apenas o bairro Pontal Norte não será contemplado pela rede.
O prefeito Velomar Rios (MDB) acompanhou a conclusão dos trabalhos. “O volume e a rapidez da água que chega aos bairros daquela região, com certeza, vai melhorar com essa obra”, afirmou.
Segundo o superintendente da SAE, Rogério Pires, o estudo de viabilidade apontou gargalos na tubulação antiga, insuficiente para atender à demanda crescente. Ele destacou que, embora a medida ainda não seja a solução definitiva, representa um avanço expressivo.“Não é a solução definitiva para os problemas de falta de água daquela região, mas vamos melhorar, e muito, o fornecimento com rapidez e volume”, disse.
O gestor lembrou ainda que está em elaboração o projeto do linhão de abastecimento, considerado a solução permanente para a parte alta da cidade. As obras devem começar no fim do ano, com investimento estimado em R$ 10 milhões.
Enquanto isso, a rede recém-construída, orçada em R$ 1 milhão, já reforça a estabilidade do sistema de distribuição. “Temos um compromisso com a população de solucionar os problemas de fornecimento de água. Estamos trabalhando para alcançar a excelência da SAE nesse quesito”, concluiu o prefeito.