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A iniciativa contou com a presença de professores, supervisores pedagógicos, intérpretes e mediadores de inclusão das escolas indígenas da rede pública estadual. (Foto: Governo de Goiás)

Com um olhar atento à diversidade e ao respeito pelos povos originários, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO) promoveu, de 29 a 31 de maio, a formação “Educação Escolar Indígena: Educação Intercultural e Inclusão dos Povos Indígenas”. A iniciativa contou com a presença de professores, supervisores pedagógicos, intérpretes e mediadores de inclusão das escolas indígenas da rede pública estadual.

O destaque da formação foi o lançamento do livro Leia, adaptado para as línguas originárias A’uwe Uptabi, Tapuia e Xuréréa, como parte das ações do Programa AlfaMais Goiás. O material representa um marco para a educação bilíngue no estado e reforça o compromisso com a valorização da cultura e da identidade indígena nas salas de aula.

Durante a cerimônia de abertura, o vice-cacique Wellington Brandão destacou a importância do momento:

“O povo indígena sofreu por muitos anos para conquistar uma educação justa e de qualidade. Hoje, somos gratos ao governador e à professora Fátima Gavioli por esse olhar de respeito e inclusão aos nossos povos”, agradeceu Wellington.

O estudante do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professora Olga Mansur, Emilson Pinita’awê, expressou sua emoção ao ver os livros produzidos para os povos indígenas e agradeceu ao Governo de Goiás e à Seduc pelo empenho em desenvolver os materiais.

“Esse livro é um guia escolar e um legado para nós. Ele foi escrito na nossa língua materna. Isso mostra que nossa cultura não será esquecida. Fico muito feliz”, afirmou, emocionado, Emilson.

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