Barra de Pesquisa
Programação Ativa
Clima em Catalão, GO

Carregando clima...

Antes da implementação, cerca de 1.400 procedimentos administrativos diários aguardavam parecer de um analista. (Foto: Governo de Goiás)

A implantação da inteligência artificial (IA) na Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) já demonstra resultados expressivos. Em apenas um mês de funcionamento para usuários externos, a nova ferramenta reduziu em média 50% da fila de processos à espera de análise, atingindo um pico de redução de 71,4%.

Antes da implementação, cerca de 1.400 procedimentos administrativos diários aguardavam parecer de um analista. Com o uso da IA, esse número caiu para aproximadamente 700 processos por dia.

A ferramenta, em uso há cerca de 40 dias internamente e há 30 dias para o público, não realiza correções automáticas, mas identifica erros ortográficos e inconsistências em nomes e números nos documentos. A correção é de responsabilidade do usuário, conforme explicou o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira:

“Cabe ao usuário fazer a alteração sugerida. Se ele optar por ignorar as correções, o processo será retornado com as mesmas exigências.”

Redução de tempo e aumento da produtividade
De acordo com Eliana da Glória Silva Dias, gerente técnica de decisão singular, a nova tecnologia tem otimizado o trabalho dos analistas, aumentando a produtividade em 30% e reduzindo pela metade o tempo de espera por respostas:

“No início de abril, a espera por deferimento ou devolução era de cerca de 48 horas. Hoje, levamos cerca de 15 horas para finalizar a checagem e responder ao usuário.”

A gerente celebrou ainda a redução na fila de espera semanal:

“Na última semana, começamos a segunda-feira com cerca de 700 processos pendentes e encerramos a sexta-feira com apenas 400.”

Ajustes e projeções
Apesar dos resultados positivos, a ferramenta ainda está sendo aprimorada. A equipe técnica continua encaminhando sugestões e relatando erros para os desenvolvedores do sistema. A meta é reduzir ainda mais o tempo de espera e melhorar a experiência do usuário nos próximos meses.

A adoção da IA integra o plano de desburocratização do registro mercantil iniciado pelo Governo de Goiás em 2019. Atualmente, todo o processo de abertura de empresas é realizado online, permitindo que um novo CNPJ seja emitido em até 15 horas.

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio Cultura 101.1FM e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE