O cinema goiano atravessa fronteiras e ganha visibilidade internacional com a presença do curador e diretor Cristiano Sousa na 78ª edição do Festival de Cannes, um dos mais prestigiados eventos do audiovisual global.
Realizada com o apoio do Governo de Goiás, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), operacionalizada pela Secretaria da Cultura (Secult Goiás), a viagem marca uma importante iniciativa de internacionalização da produção cultural do estado.
Cristiano enxerga sua participação como uma chance de ampliar as conexões do audiovisual goiano com o mercado internacional. Para ele, estar em Cannes é uma oportunidade de articulação estratégica com produtores, distribuidores e investidores de diversos países.
“Essa vivência será essencial para impulsionar o cinema de Goiás no exterior, fortalecer redes de colaboração e atrair recursos que impactem positivamente o setor local”, destaca.
Além de representar Goiás, o curador também participa do festival como membro de duas importantes instituições do setor: é secretário do Fórum de Festivais e vice-presidente da Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico.
Em Cannes, integra a programação de espaços como o painel Brazil – Country of Honour, as exibições do Marché du Film, o Cine Latinoamericano y Caribeño e o Fantastic Pavilion. Também participa de encontros com grandes players e plataformas no Innovation Village, e de reuniões institucionais com entidades como Spcine, RioFilme, World Woman Foundation e Hubert Bals Fund.