A Receita Estadual recuperou mais de R$ 3 milhões aos cofres públicos como resultado da Operação Quíron, que combate fraudes relacionadas ao IPVA de veículos híbridos e elétricos. O balanço da terceira fase da operação foi divulgado nesta terça-feira (15) pela Receita Estadual e Polícia Civil. 284 veículos foram autuados desde o início das ações.
Deflagrada em agosto de 2024, a operação é fruto do trabalho conjunto da Secretaria da Economia (por meio das Gerências de Inteligência Fiscal e de IPVA) e da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT).
As investigações identificaram cerca de 500 proprietários que registraram indevidamente seus veículos fora de Goiás (principalmente no Distrito Federal e em outros estados) para obter isenção irregular do imposto, com uso de endereços falsos, de familiares ou inexatos.
No último balanço (dezembro de 2024), o valor recuperado era de R$ 1,33 milhão. Os contribuintes notificados regularizaram a situação, pagaram o tributo com multa e assumiram o compromisso de transferir o registro dos veículos de volta a Goiás.
Jorge Arêas, gerente do IPVA da Secretaria da Economia, explica que os casos pendentes seguem sob análise fiscal: “As suspeitas são checadas pela unidade de Inteligência. Se não houver vínculo comprovado com o endereço de registro, o proprietário é notificado”.
Ele ressalta que a regularização espontânea pode reduzir ou isentar multas, mas, se o débito persistir, o caso segue para a esfera criminal, com risco de até dois anos de detenção. As investigações continuam para garantir que todos os valores sonegados sejam recuperados e aplicados em políticas públicas.