Notícia
  • Carteira de estudante terá formato digital para celular Terça-feira, 10/09/2019 às 16:25:41

    A carteirinha de estudante faz parte da vida dos estudantes durante todo o período escolar, desde a educação básica até a universidade. Ela garante meia entrada a shows, teatros e eventos, por exemplo. Com a nova ID estudantil, lançada pelo Governo Federal, o aluno terá todas as informações no celular, de forma gratuita, sem necessidade de documento plástico ou papel.

    Para ter acesso à nova carteira, bastará baixar o aplicativo ID Estudantil em uma loja virtual do celular, escolher a instituição em que está matriculado e preencher os dados. O documento será implantado primeiro para os alunos do ensino superior, mas vai se estender também ao ensino tecnológico e básico. A expectativa é que, dentro de seis meses, a novidade esteja disponível a todos os alunos.

    Para quem não tem acesso à internet, a carteirinha poderá ser emitida de graça. Segundo o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, a Caixa Econômica será responsável por garantir esse acesso. “Quem ainda não está conectado com a internet, que hoje não tem carteirinha porque é cara, vai tirar na Caixa a custo zero pra pessoa. Quem tem conexão com a internet, pega seu celular, faz todo o cadastramento, a gente checa a informação e vai estar no celular a carteirinha digital”, detalhou.

    Como baixar: A carteirinha ID Digital poderá ser baixada nas lojas Google Play e Apple Store. Para quem não tem acesso à internet, a emissão será nas agências da Caixa Econômica Federal.

    Trajetória do Aluno

    A medida também permitirá a criação e manutenção de um banco de dados único e nacional dos estudantes, permitindo acompanhar, por exemplo, a regularidade escolar do beneficiado com a ID Estudantil. Com isso, será possível a construção e verificação de toda a jornada estudantil, o que será de suma importância para avaliação, monitoramento e execução de políticas educacionais.

    O projeto é inédito no MEC e foi pensado para que as políticas públicas voltadas aos estudantes sejam, cada vez mais, aperfeiçoadas. O estudante interessado em obter sua carteirinha digital deverá declarar ciência de que seus dados poderão ser utilizados para a composição do cadastro unificado e para utilização no ciclo das políticas públicas estudantis.

    Fonte/Foto: Portal Contexto/ Reprodução