Notícia
  • Receita Federal reabre declarações do Imposto de Renda Quinta-feira, 02/05/2019 às 12:17:33

    Receita Federal reabriu desde as 8h desta quinta-feira novo prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2019 para aqueles contribuintes que não fizeram o envio até o dia 30 de abril.

    Quem não enviou os dados até o dia 30 de abril, no entanto, está sujeito ao pagamento de multa, que varia de R$ 165,74 a até 20% do imposto devido. O prazo também serve para quem enviou a declaração incompleta e precisa fazer a ratificadora. Nesse caso, não incide multa.

    Os contribuintes que perderam o prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda das Pessoas Físicas 2019 já podem enviar o documento a partir de hoje (2).

    O programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2019, ano base 2018, está disponível no site da Receita Federal. Também é possível preencher e enviar o documento por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e celulares. Por meio do aplicativo, é possível ainda fazer retificações depois do envio da declaração.

    Restituições

    O pagamento das restituições começa em 17 de junho e vai até 16 de dezembro, em sete lotes mensais. Quanto antes o contribuinte tiver entregado a declaração com os dados corretos à Receita, mais cedo será ressarcido. Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave.




    Fonte/Foto: Receita Federal/ Reprodução Jessica