Notícia
  • Novembro Azul: saiba os cuidados para a prevenção do câncer de próstata Quinta-feira, 01/11/2018 às 12:54:45

    A cada cor de um mês, um alerta diferente para a saúde. E, se em outubro o tom foi rosa para as mulheres, dedicado ao câncer de mama, novembro começa azul para os homens que precisam ter atenção máxima à prevenção do câncer de próstata. Por isso, conheça mais sobre essa campanha mundial e saiba como é importante seguir hábitos saudáveis e fugir dos próprios preconceitos para combater a doença.

    "O câncer de próstata é considerado o câncer da terceira idade, pois normalmente surge após os 65 anos. A prevenção é essencial e deve começar a partir dos 45 anos, principalmente, para quem já teve antecedentes familiares. Além dos exames laboratoriais de sangue de rotina, os homens devem fazer também o exame de toque retal", alerta a profissional.

    Dicas e Curiosidades:

    Segundo nutricionistas, a alimentação está diretamente relacionada com os cuidados para a prevenção do câncer de próstata, uma vez que os alimentos inflamatórios - aqueles que sobrecarregam o organismo, como frituras, alimentos industrializados e embutidos, por exemplo - agravam o desenvolvimento de doenças, inclusive o câncer. A dica é manter sempre uma boa alimentação!

    Se exercitar vai muito além da aparência, está diretamente associado ao bem-estar físico e até mental, por isso, as atividades físicas são fundamentais em qualquer fase da vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a OMS, para manter o corpo saudável e ativo, é recomendado a prática de 30 minutos por dia, pelos menos cinco vezes na semana. 

    Seja uma corrida, natação, futebol ou musculação, o importante é ativar o corpo e sair do sedentarismo, tornando essa orientação um dos pontos principais para prevenir não só o câncer de próstata como outros tipos da doença. 

    A Fundação Frei João Batista Vogel e suas emissoras: Rádio São Francisco, Rádio 96 FM Anápolis e Rádio Cultura apoiam essa campanha.


    Jessica Moreira